Bonecas da Prosperidade

RESUMO: BONECA AFRICANA DA ETNIA NDAMJI, DO NORTE DE CAMARÕES. PEÇA USADA PARA PROSPERIDADE E FERTILIDADE DAS FAMILIAS NDAMJI. ESCULTURA ATUAl.  

          Na África, as bonecas são de grande significado cultural. Além de suas aparências distintas, as bonecas têm diversas funções. Elas são usadas ​​como amuletos de boa sorte e amuletos, decorações, presentes, brincadeiras, práticas rituais e heranças de família. Bonecas são feitas de praticamente qualquer coisa; argila, madeira e fibra tecida. 

         As Bonecas Namji, também conhecidas como Bonecas Dowayo, são bonecas de fertilidade e prosperidade nativas da tribo Namji, no norte dos Camarões, comuns da década de 1940. 

          Elas são esculpidas em Pau-rosa Africano, uma leguminosa nativa da República Democrática do Congo, Camarões, Gabão e Guiné Equatorial. Um único bloco de madeira de jacarandá africano é esculpido à mão em forma geométrica e decorado com miçangas coloridas, metais, fibra, conchas de búzios, moedas e até mesmo couro. Cada boneca é esculpida com uma estatura única e expressão facial.  

         Elas tem diferentes formas geométricas. Algumas são curtas, outras longas e esguios, outras gordas, outros finas. As bonecas são marrons, com uma cabeça redonda grande, com olhos esboçados, nariz e boca que lhes dá uma expressão facial cômica, em posição típica rígida e vertical. Seu corpo é coberto  com tecido de contas multicoloridas e pérolas de vidro, as mãos e os pés são decorados com correntes de conchas de búzios. As vezes moedas coloniais são anexadas aos ombros, braços e pernas usando pérolas de vidro. Embora a maioria das bonecas sejam femininas, também existem versões masculinas. 

Mini Doc – Bonecas da Fertilidade

Tradição e Uso

          Bonecas Namji são amuletos de fertilidade e prosperidade dadas aos casais durante uma cerimônia de casamento. Os Namji acreditam que estes bonecos  são feitos com poderosos encantos que aumentam a fertilidade da noiva, afastam os maus espíritos que causam infertilidade e trabalho de parto difícil. Além disso, elas simbolizam prosperidade para o casal, para a vida nova e para as novas empreitadas. 

          Muitas vezes a noiva carrega a boneca como um amuleto de boa sorte em qualquer lugar que ela vá, em sua bolsa ou roupa. Uma vez que o casal  tem um filho, a boneca é colocada no altar da família ou passada para o bebê. 

          Bonecas Namji também são dadas às crianças para elas brincarem, quem tratam as bonecas como seus bebês: alimentado-as, banhando-nas, vestindo-las, etc. As crianças podem brincar com essas bonecas até a puberdade. Acredita-se que tais dramatizações incentivem as meninas a se prepararem para seus futuros papéis como mães. 

         Por causa de sua autenticidade e herança cultural, as Bonecas Namji são consideradas as bonecas mais bonitas da África.

 

alice buratto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *