Cocar Preto e Branco de Penas Naturais das Tribos Wuará e Kalapalo

R$1.500,00

COCAR DE PENAS NATURAIS FEITO PELA TRIBO KALAPALO – XINGU. TAMANHO E COR PODEM VARIAR, PEÇA ARTESANAL.

Penas provenientes da alimentação dos integrantes da tribo.

Medida aproximada: 45cm x 65cm

Sob encomnenda: 15 dias úteis para entrega.

Não acompanha moldura, nem instrumento musical presente na foto. Para informções sobre moldura, entrar em contato.

Disponível por encomenda

Simulação de frete

Os cocares do Baka Studio são guipos produzidos por famílias indígenas Wuará e Kalapalo, que residem no Xingu. As penas utilizadas para produção são provenientes de animais domésticos, tais como galinha e gansos, criados para alimentação coletiva das tribos.

Tradicionalmente, os cocares são feitos com penas de diferentes aves, tanto silvestres como domésticas, que são abatidas o consumo da carne. Em ocasião da primeira mestruação, as meninas dessas tribos, não podem consumir muitos dos alimentos que compõe a dieta cotidiana, assim, restringem-se alimenta-se de aves silvestres e pequenos frutos. As famílias fazem uso de toda matéria orgânica proveniente da caça, não desperdiçando nenhuma parte dos animais. Dessa maneira as penas normalmente são utilizadas para a criação de ornamentos familiares, tais como brincos, cocares e móbiles.

Contudo, mesmo senda permitida a caça de aves silvestres para o consumo alimentar das tribos do Xingu, as penas ou qualquer outro artigo proveniente de animais silvestres são proibidos de saírem das reservas, atividade que é fiscalizada tanto pelos índios quanto pelo governo. Os cocares de penas silvestres são destinados apenas para o uso dos integrantes das tribos indígenas brasileiras. Sendo assim, o Baka Studio, comercializa cocares manufaturados por integrantes dessas tribos, feitos EXTRITAMENTE  com penas de animais domésticos consumidos habitualmente na alimentação coletiva.

Peso 1 kg
Dimensões 65 × 45 × 10 cm

Avaliações


Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Cocar Preto e Branco de Penas Naturais das Tribos Wuará e Kalapalo”