Nenhum produto no carrinho.
Home/COLEÇÕES BAKA STUDIO/Cafuzo Ancestral
Cocar Branco de Penas Naturais das Tribos Wuará e Kalapalo
R$1.500,00
COCAR DE PENAS NATURAIS FEITO PELA TRIBO KALAPALO – XINGU. TAMANHO E COR PODEM VARIAR, PEÇA ARTESANAL.
Penas provenientes da alimentação dos integrantes da tribo.
Medida aproximada: 45cm x 65cm
Sob encomnenda: 15 dias úteis para entrega.
Não acompanha moldura. Entrar em contato para informações sobre molduras.
Disponível por encomenda
Os cocares do Baka Studio são guipos produzidos por famílias indígenas Wuará e Kalapalo, que residem no Xingu. As penas utilizadas para produção são provenientes de animais domésticos, tais como galinha e gansos, criados para alimentação coletiva das tribos.
Tradicionalmente, os cocares são feitos com penas de diferentes aves, tanto silvestres como domésticas, que são abatidas o consumo da carne. Em ocasião da primeira mestruação, as meninas dessas tribos, não podem consumir muitos dos alimentos que compõe a dieta cotidiana, assim, restringem-se alimenta-se de aves silvestres e pequenos frutos. As famílias fazem uso de toda matéria orgânica proveniente da caça, não desperdiçando nenhuma parte dos animais. Dessa maneira as penas normalmente são utilizadas para a criação de ornamentos familiares, tais como brincos, cocares e móbiles.
Contudo, mesmo senda permitida a caça de aves silvestres para o consumo alimentar das tribos do Xingu, as penas ou qualquer outro artigo proveniente de animais silvestres são proibidos de saírem das reservas, atividade que é fiscalizada tanto pelos índios quanto pelo governo. Os cocares de penas silvestres são destinados apenas para o uso dos integrantes das tribos indígenas brasileiras. Sendo assim, o Baka Studio, comercializa cocares manufaturados por integrantes dessas tribos, feitos EXTRITAMENTE com penas de animais domésticos consumidos habitualmente na alimentação coletiva.
Peso | 1 kg |
---|---|
Dimensões | 65 × 45 × 10 cm |
Avaliações
Não há avaliações ainda.